Reestruturação de Projeto Pedagógico de Curso – PPC

REESTRUTURAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – PPC

Deverá ser criado um Processo no sistema SPA e TODAS as peças processuais deverão ser inseridas conforme a deliberação das instâncias envolvidas no processo.

Peças processuais indispensáveis:

• Ofício do curso apresentando a proposta do novo projeto reestruturado com as justificativas;
  • Proposta do Projeto Pedagógico completo (ver checklist no site do DEN);
  • Atas (devidamente assinadas) das reuniões do NDE sobre a proposta de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso;
  • Ata (devidamente assinada) da reunião do Colegiado do Curso de aprovação da proposta de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso;
  • Documento oficial dos Departamentos aprovando as disciplinas e todas as suas características (ementa/carga horária/fase/conteúdo programático/bibliografia básica/bibliografia complementar) com declaração de comprometimento no oferecimento das disciplinas e de que não será necessária a contratação de novos docentes para assumir as referidas disciplinas;
  • Ata de aprovação (devidamente assinada) da reunião do Conselho da Unidade;
  • Parecer do DEN/PROGRAD;
  • Parecer da PROEX;
  • Parecer e Resolução da Câmara de Graduação;
  • Portaria Curricular da PROGRAD.

TRÂMITE

NDE -Estuda, analisa, avalia, elabora e conduz os trabalhos da reestruturação do Projeto Pedagógico a ser encaminhado para avaliação e deliberação do Colegiado do Curso.
Colegiado do Curso Analisa, avalia e delibera sobre a reestruturação do Projeto Pedagógico.
Departamentos de Ensino

(de todas as disciplinas envolvidas com o curso)

Estudam e deliberam sobre o comprometimento no oferecimento de suas disciplinas (obrigatórias e optativas) à nova proposta de Projeto reestruturado.
Colegiado da Unidade Delibera após a aprovação pelo Colegiado do Curso e por todos os Departamentos.
DEN/PROGRAD Emite Parecer considerando o atendimento da nova proposta do curso às Legislações Educacionais.
PROEX Emite Parecer considerando o atendimento da nova proposta do curso à Resolução Normativa da UFSC sobre a Curricularização da Extensão.
Câmara de Graduação Analisa todas as peças do Processo, elabora Parecer e conforme a deliberação, emite Resolução de aprovação do novo Projeto Pedagógico.
DEN/PROGRAD -Elabora Portaria Curricular;

-Devolve o Processo ao Curso para arquivamento na Secretaria do próprio Curso.

DAE/PROGRAD Cadastra a Portaria Curricular no sistema CAGR.